06/12/2013

#Doces: Bolo Prestígio

Olá gente! Não, o post de hoje não foi feito pela Karol Kuhn. Dessa vez sou eu, Diego, namorado dela que me aventurei na cozinha e fiz um doce. Na verdade, fiz um bolo prestígio! A receita não é tão difícil, vocês vão ver. Vou dividir os ingredientes por etapas: 

Creme/Recheio
3 claras 
meia xícara (chá) de açúcar 
1 lata de creme de leite 
2 xícaras (chá) de coco ralado seco 

Massa 
Meia xícara (chá) de manteiga
1 e meia xícara (chá) de açúcar 
6 ovos (três ovos inteiros e aquelas três gemas que foram separadas das claras)
Meia xícara (chá) de leite 
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo 
1 xícara (chá) de chocolate em pó 
Meia colher (sopa) de fermento em pó 
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar 

Cobertura 
1 lata de Creme de leite
1 lata de Leite Condensado
8 colheres de chocolate em pó 
Meia xícara (chá) de Leite 
 1 colher de margarina 

Montagem 
Meia xícara (chá) de Leite
2 colheres (sopa) de leite de coco 
Coco ralado e chocolate granulado para decorar  (opcionais)

Agora vamos ao modo de preparo! 

Creme:
Em uma panela misture o açúcar e a clara de ovo e leve ao fogo baixo, mexendo bem durante 3 minutos. Algumas vezes, afaste a panela do fogo e continue mexendo para que a clara do ovo não cozinhe. Retire do fogo e enquanto ainda estiver quente transfira tudo para a batedeira, batendo até que a tigela esfrie e forme um merengue. Acrescente o creme de leite e o coco ralado, depois cubra com filme plástico e leve a geladeira até a hora de rechear o bolo. 

Massa: 
Em uma batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar uma mistura esbranquiçada. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater até obter um creme homogêneo. Adicione a farinha de trigo e o chocolate em pó, aos poucos, intercalando com o leite e misture. Por último, junte o fermento em pó e as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Despeje em uma forma redonda (28 cm de diâmetro), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Desenforme o bolo ainda quente e reserve. 

Cobertura: 
Em um recipiente, junte o creme de leite, leite condensado e o chocolate em pó. Misture bem, coloque no fogo e em seguida coloque o leite e a margarina. Mexa até o creme ficar consistente. O creme de leite serve para não deixar a cobertura mais cremosa e não tão doce,  pois é válido lembrar que o bolo ainda terá recheio. 

Montagem: 
Corte o bolo já frio em três partes, no sentido horizontal, para rechear. Nesse caso, a parte de baixo do bolo eu coloquei na travessa que ia servir. A segunda fatia cortada (a do meio) deixei em uma forma e, a parte de cima, em outra. Umedeça a massa com o leite misturado com o leite de coco (este é o grande segredo da receita). Espalhe metade do creme de coco, cubra com outra parte de bolo e volte a umedecer . Coloque o restante do creme e termine com a última camada de bolo. 

Recheado, é hora da cobertura. Quem quiser pode decorar com coco ralado e chocolate granulado também.  É um pouco trabalhoso mas não é uma receita difícil, já que até um homem como eu pode fazer e ouvir elogios sobre o bolo! 
(Imagem: Doces, Cores e Textos)


E aí, curtiu? Compartilha então.
https://www.facebook.com/docescoresetextos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo