31.1.14

#Doces: bolo simples com recheio de brigadeiro e bis

No último final de semana fiz um bolo de massa simples com recheio de brigadeiro e bis que todos adoraram aqui em casa ( e alguns amigos que experimentaram também curtiram). Vamos aos ingredientes?

Massa:
125 gramas (uma colher grande bem cheia) de margarina
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícara de leite
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo:
Coloque os ovos na batedeira e bata bem. Em seguida acrescente o açúcar e a margarina e bata até formar um creme. Adicione o leite e a farinha e continue batendo. Quando a massa estiver bem homogênea e cremosa acrescente o fermento e bata mais um pouquinho (normalmente formam algumas bolhas na massa). Coloque o creme  em uma forma untada e polvilha e assa em forno pré-aquecido em 180º.  Normalmente 40 minutos são suficientes. 

Recheio (Brigadeiro)
Uma lata de leite condensado
Uma colher cheia de margarina
2 a 3 colheres de chocolate em pó ou achocolatado (eu prefiro esse)

Já ensinei aqui no blog as duas maneiras de fazer o brigadeiro, mas não custa repetir né. No microondas, coloque os ingredientes em um refratário apropriado, misture e programe conforme o seu eletrodoméstico indica. Normalmente de 3 a 5 minutinhos. As vezes, abra a porta do microondas e mexa o creme, porque ele vai subindo. Ah, importante em ser uma vasilha bem funda para não derramar. 

Na panela, o brigadeiro ficará pronto entre 5 a 8 minutos. É importante não parar de mexer o creme para não grudar no fundo e nem empelotar.

Montagem
Com a massa assada, desenforme e com uma faca divida-a em duas partes. Como minha massa ficou bem fofinha, já coloquei direto o recheio de brigadeiro e cortei alguns Bis branco por cima. 

Obs. Se sua massa ficar um pouquinho seca, molhe as duas partes com leite de coco ou até mesmo com um pouco de guaraná. Dá bem certo e não afeta o sabor o bolo. Aí, em seguida, coloque o brigadeiro.  

Cobertura: 
No meu bolo, separei umas 200 gramas de chocolate meio amargo e derreti no microondas. Em seguida, acrescentei uma caixinha de creme de leite sem soro e misturei bem. Formou um creme que utilizei como cobertura. Então, como a gordisse é muita, acrescentei mais um pouco de Bis em cima. 

Se você preferir, pode fazer um pouco a mais de brigadeiro e utiliza-lo também como cobertura.

Confiram as fotos ;)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo