07/02/2014

#Esfirra aberta

Oi pessoas bonitas! A semana anda corrida mas nem por isso deixo de atualizar esse meu cantinho. Hoje tem receitinha delícia feita pela melhor mestre-cuca da face da terra...Acho que já adivinharam que a receita é da minha mãe né?! Que tal esfirra aberta?! A massa feita é basicamente a mesma do pão...Anota aí:

1/2 quilo de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
2 colheres de manteiga ou margarina (pode ser substituído por óleo)
2 colheres (sobremesa) de fermento biológico
Aproximadamente um copo com água morna para amassar (pode ser substituído por leite)

Preparo

Coloque a farinha em uma tigela e aos poucos acrescente os demais ingredientes. Em seguida coloque a mão na massa (literalmente..rs) e vá misturando até ficar bem homogênea (lembrando que a massa não poderá ficar mole, então cuidado com a água... as vezes nem sempre um copo é suficiente como também em alguns casos pode ser demais..rs). Deixe a massa descansar por uma meia hora ou até dobrar de tamanho. 

Quando a massa estiver crescida, separe em partes e cilindre cada uma. Aqui em casa todos gostam de massa fina, então o segredo é na hora de cilindrar.  Obs. caso você não tenha um cilindro, amasse bastante a massa em cima de uma mesa, mármore ou pia que esteja limpo. Já dizia minha vó: massa boa é aquela que apanhou! Frase boba mas que faz toda a diferença, vai por mim Com um rolo de macarrão depois você pode abrir a massa e continuar a montar a esfirra. 

Com a massa cilindrada, corte-as em formatos redondos (usar um pires é uma ótima dica..rs), ajeite a borda de cada pedaço e recheie a gosto (carne, queijo, presunto, atum..). Coloque-as em formas untadas e enfarinhadas e leve ao forno pré-aquecido em 180º C entre 15 a 20 minutos...ou até dourar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo