31/01/2015

#Lasanha da Mamãe!

Eu amo lasanha! Tipo, é a melhor massa do mundo (se bem que massa é uma mais delícia que a outra) ...mas definitivamente é o meu prato predileto! Mas tem uma lasanha em especial que me conquista: a da Dona Silvia...Minha mãezinha linda <3 

Entro em desespero quando chego nos restaurantes e a lasanha é aquela coisa rala, feita de massa e molho aguado. Por isso hoje eu decidi compartilhar a receita feita aqui em casa e que é sucesso!

Essa lasanha é basicamente feita em três etapas: 
1. Purê de Batata
2. Carne Moída (ou frango desfiado) ao molho
3. Montagem (prefira massa já pronta para assar - aquela pré-cozida-,  queijo mussarela - eu uso o ralado- e presunto)

Passo 1. 

Faça o purê como está acostumado a fazer tradicionalmente mas cuidado para não deixar tão consistente. Prefira bem cremoso.

Passo 2. 

Prepare a carne com os ingredientes básicos como sal, alho, cebola e tomate (se precisar, utilize um extrato também). Para quem gosta de muito tempero (tipo pimentão, coentro ou outros, é bom ficar esperto para não exagerar e não deixar a lasanha enjoativa). Deixe a carne com molho. Ele é o "canal" para cozinhar a massa da lasanha!

Passo 3. Montagem:

Em um refratário, primeiro "unte" com o molho da carne. Em seguida, forre com uma camada da massa de lasanha (eu prefiro as que já estão pré-cozidas e aptas para ir direto ao forno). Acrescente uma camada de purê, seguida por uma de carne, presunto, queijo e massa. Repita todo o processo até a borda da forma. Finalize com o queijo. Ele irá gratinar e ficará uma delícia.

Leve em forno pré-aquecido a 200ºC. Deixe assar por 40 a 45 minutos. Sirva com arroz branco!


Usando o purê a lasanha ficará mais cremosa e com certeza mais saborosa!


Não coloquei medidas dos ingredientes porque nesse prato vou muito no "olhometro", por já estar acostumada a fazer. Mas vou tentar passar +/- quanto utilizei no purê e na carne para tentar passar uma noção a vocês: 


# No purê usei quatro batatas grandes, mais uma colher de margarina, sal a gosto e leite (mais ou menos dois copos e meio). Deixei cozinhar mais um pouco sempre mexendo. Não ficou muito mole mas também não ficou sequinho. Ficou no ponto! haha


#Foi utilizado aproximadamente 1 kg de carne moída, uma cebola média picadinha, três dentes de alho (sim, eu amo alho) e dois tomates. Acrescentei mais uma latinha pequena de extrato de tomate e um copo de água para deixar um molho nem tão espesso e nem tão ralo. 


#Em relação ao queijo e ao presunto, foram comprados aproximadamente 500 gramas de cada. 


Essas medidas renderam uma travessa grande (essa da foto) e mais uma média (que inclusive congelei para assar em breve!). 


Quem vai testar levanta a mão! \o/


#Beijos e até mais!


Montada e indo ao forno!



Pronta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo