26.6.16

#Textos: Por que ler livros de Rick Riordan ? (Parte I)



De leitura descomplicada, com a dose certa de humor e com as palavras que nos conquistam e desafiam a ler "só mais uma página". Assim defino os livros de Rick Riordan. Desde que voltei a me dedicar um pouco aos livros (por favor, me entenda quando digo dedicar aos livros: outros que não sejam de jornalismo), me encantei de cara com as produções do tio Rick (como é chamado nas redes sociais). 

Lembro da primeira vez que li: eu estava no escritório, meu irmão viajando, motivo pelo qual nem mosca surgia lá na empresa. Navegando na internet, encontrei um daqueles blogs que disponibilizam a leitura online. Em menos de cinco minutos, eu estava submersa na vida de Percy Jackson e nas aventuras dentro e fora do acampamento meio-sangue. Comentei com meu namorado e descobri (para minha surpresa) que ele adorava ler livros e tinha todos por lá. Peguei e consumi as histórias do Percy acho que em pouco mais de uma semana. 

A classificação diz que é história infato-juvenil, mas meus amigos, todo bom adulto deveria mergulhar nas aventuras bem elaboradas de Rick e fugir dessa loucura diária.  Talvez (ou com toda certeza)  devido a atuação sobre história em escolas públicas e privadas de San Francisco, Riordan não tem medo de falar sobre Grécia, Roma, Egito e Deuses. É tanta propriedade que só basta quatro ou cinco linhas para você já imaginar Poseidon ou o próprio Zeus. Recriá-los como Netuno ou Júpiter sem se confundir então? Coisa fácil, fácil. 

Mas e aí, você conhece as obras de Riordan? Aqui abaixo tem algumas...talvez as mais conhecidas... Vamos lá:

- Percy Jackson e os Olimpianos: composto por cinco livros.
- Heróis do Olimpo: composto por cinco livros.
- As Crônicas dos Kanes: composto por três livros.
- Magnus Chase e os deuses de Asgard: um livro até o momento.
- As provações de Apolo: um livro até o momento.

Especiais:
- O filho de Sobek: e-book especial  (2013)
- O cajado de Serápis: e-book especial (2014)
- A coroa de Ptolomeu: e-book especial  (2015)


Nessa PARTE 1 da postagem, amos começar com a série que mais amo, a primeira de todas, aquela em que você cai de amores pelos personagens :

#1. Percy Jackson e os Olimpianos:

Cinco livros que contam as aventuras, profecias,  amores, e ódios vividos no acampamento meio-sangue. O protagonista é Percy Jackson, um menino de 12 anos que é expulso das escolas com certa frequência. Em uma excursão ao Museu Metropolitano de Arte, Percy acaba sendo atacado por um das Fúrias de Hades. Vários acontecimentos estranhos acontecem na vida do rapaz pois, a partir deste momento, ele descobre que é um semideus, filho de Poseidon. Com a novidade, Percy passa a viver no acampamento Meio-Sangue, onde é instruído pelo conselheiro Quíron. Lá, conhece Grover e Annabeth, tornando-se grandes amigos e companheiros inseparáveis nas aventuras. 

Annabeth Chase é  filha da deusa Atena. Se mudou para o acampamento ainda muito nova, pois não se encaixava na família mortal. É um pouco frustrada por não sair do acampamento e não vê a hora de receber a profecia que liberará para missões. Ela tem um boné de invisibilidade, dado pela mãe. No início, se mostra apaixonada por Luke Castellan, filho de Hermes e, que no decorrer da história mostrará não tão amigo assim.  

Grover Underwood é o menino-bode, ou melhor, um sátiro.  Melhor amigo de Percy na escola, na verdade, estava disfarçado para vigia-lo e protege-lo a pedido de Quíron, um centauro líder do acampamento meio-sangue.  Grover é um sátiro junior e acompanha os semideuses em várias missões. Tem função de guardião. O maior sonho do menino-bode é conseguir a permissão de buscador, para assim sair à procura do grande deus Pã.

Livro 1 - O ladrão de Raios:

A vida de Percy como semideus começa aqui. Neste livro, nosso herói descobre ser um semideus ao mesmo tempo em que se torna o principal suspeito de furtar um artefato extremamente poderoso e perigoso: o raio mestre de ninguém menos que Zeus. Dito isto, já imaginamos a encrenca que Percy está para enfrentar, não é? Para desfazer o mal entendido e evitar uma grande guerra entre os deuses, Percy sai em busca do raio junto com Annabeth e Grover.  Quem também surpreende nesse livro é Luke Castellan. 


Livro 2 - Mar de Monstros:

Perigo é algo que realmente começa a fazer parte da vida de Percy. Neste livro, o trio precisa encontrar o Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de restaurar o campo de força e garantir a proteção do acampamento meio-sangue e de todos os semideuses que vivem lá. Para isto, Percy, Annabeth e Grover viajam pelo Mar de Monstros, onde há criaturas estranhas e muito perigosas.  Aqui, Percy tem mais uma grande surpresa ao descobrir sobre a existência de um irmão um tanto quanto diferente: Tyson.

 Livro 3 - A Maldição Titã:

Novos semi-deuses são sempre bem vindos. Aqui, temos a chegada dos irmãos Nico e Bianca, com ascendência desconhecida. Em Maldição Titão, além de tentar descobrir a origem dos irmãos, Percy precisa lidar com Cronos, o senhor dos Titãs, que começou a colocar em prática um plano bem traiçoeiro: um monstro ancestral foi despertado e tem poder suficiente para destruir o Olimpo. Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, mas está desaparecida. O nosso herói tem exatamente uma semana para encontrar a deusa e solucionar os mistérios relacionados ao monstro. 



Livro 4 -  A Batalha do Labirinto:

A ameça está cada vez maior: Cronos está prestes a voltar. Destronado há milhares de anos e feito em pedaços pelos filhos deuses olimpianos (Zeus, Poseidon e Hades), ele quer vingança!  Para isto, o primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos semideuses, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos.

Para proteger o próprio lar (o acampamento meio-sangue), Jackson segue para uma grande missão: deter as forças inimigas. Para isto, contará com o apoio de Annabeth, Grover e de Tyson para sobreviver ao complicado e temido labirinto de Dédalo.


Livro 5  - O Último Olimpiano:

A grande batalha está para começar. Depois de quase um ano inteiro se preparando, se assim podemos dizer, Percy e os heróis sabem que as chances de vitória são bem pequenas. O exército de Cronos é maior e extremamente poderoso e, a cada semideus que se une a ele, mais força libera para o vilão. 

O monstro Tifão é o primeiro liberado por Cronos para atrasar os semideuses enquanto ele segue para Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. É neste livro em que é revelada uma sinistra profecia sobre o 16º aniversário do filho de Poseidon, determinando seu verdadeiro caminho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo