Marcados - Carag M. O' Brien - Doces Cores e Textos

6.4.20

Marcados - Carag M. O' Brien


Depois de muito tempo sem falar sobre livros aqui, hoje decidi compartilhar sobre uma grata surpresa que estava na minha lista de livros a ler há pouco mais de um ano. Marcados: um código determinará o futuro, uma cicatriz revelará o passado, primeiro livro de uma trilogia escrita por Carag O' Brien, foi lançada no Brasil em 2014 pela editora Gutenberg, e pode ser surpreendente. 


A história se passa em um futuro distante (por volta de 2400) onde o mundo é árido e hostil,  divido em dois cenários bem distintos: o Enclave, uma área cercada por uma grande muralha onde a população vive com conforto e, fora dele, o chamado Wharfton, onde a população tenta sobreviver na miséria, recebendo uma "ajuda de custo" do Protetorado (governantes das duas áreas) ao cumprir a cota de entregar três recém-nascidos fortes e sadios aos membros do Enclave por mês.

É nessa área pobre em que vive Gaia Stone, uma jovem de 16 anos, que carrega consigo poucos amigos (na verdade, só Emily) e uma marca de queimadura ao lado esquerdo do rosto, motivo esse que fere (e muito) a própria autoestima.  Assim como a mãe,  Gaia trabalha como parteira e cumpre, sem questionar, a entrega da cota de bebês. A adolescente tem uma vida feliz apesar de difícil ao lado dos pais, no entanto, vê tudo mudar quando eles desparecem e ela descobre, em seguida, que foram presos pela própria comunidade a qual a família serve. 

O livro, que no começo dá até a sensação de que está sem movimento, com uma protagonista passiva diante da prisão dos pais, ganha fôlego após Gaia descobrir que os pais poderão ser executados. Isso a motiva passar pelas muralhas em busca de um resgate que parece - de todas as formas - impossível. Uma vez no Enclave, vê cair por terra a maravilhosa propaganda de mundo perfeito, fortemente divulgado pelo Protetorado aos moradores de Wharfton, ao se deparar com uma série de injustiças. 

Aos poucos, as ações de Gaia afetam a maneira de pensar dos moradores do Enclave e, com isso, a faz ganhar importantes aliados no resgate dos pais e na busca por mudanças na comunidade. Uma figura em especial é o capitão Léon Grey, que ao se aproximar de Gaia, revive dramas do passado e, também, provoca questionamentos em relação às ações do Protetorado. Já na mocinha da trama, essa ligação com o capitão faz despertar sentimentos antes desconhecidos.

Temos aqui a história de uma menina que precisa ser forte para solucionar os mistérios que cercam o desaparecimento dos pais e que diante de tanta descoberta e muito sofrimento, quebra padrões e transforma sua busca em uma jornada contra injustiças.

O livro termina com aquela sensação de quero mais. A história continua em Apreciada e Prometidos, ambos publicados pela editora Everest em 2014, disponíveis apenas no formato ebook no inglês, espanhol e no português (de Portugal). Espero em breve voltar a falar sobre Gaia Stone por aqui.

Outras informações sobre Marcados:
Título original: Birthmarked
Primeira publicação: 30/03/2010 
Editora: Roaring Book Press. 
Idioma: Inglês
Gênero: ficção norte-americana. 

(Foto: Doces, Cores e Textos)

Nenhum comentário